quinta-feira, 11 de julho de 2013

A Quiche é Francesa? O quiche ou a quiche?

Quiche é um tipo de tarte feita com recheio à base de ovos e creme de leite, e que não leva cobertura.[2]
Embora atualmente a quiche seja um prato tradicional da culinária francesa, sua origem é alemã, do reino medieval de Lothringen. Mais tarde os franceses o batizaram de "Lorraine". A palavra quiche vem do alemão "kuchen", que significa "torta".

A quiche Lorraine original nasceu no século XVI e era uma torta aberta recheada com creme feito de leite e ovos acrescido de bacon defumado. Somente depois foi acrescentado queijo à quiche Lorraine. Adicionando cebolas obtém-se a quiche alsaciana e adicionando carne seca nominei de Quiche Nordestina.

Colocando o recheio
Quiche e carne seca e de camarão


A quiche se tornou popular na Inglaterra logo após a Segunda Guerra Mundial e nos Estados Unidos, na década de 1950. Hoje pode-se encontrar uma grande variedade de quiches, desde a original quiche Lorraine, até aqueles com alho-poró, champignon, espinafre e mesmo peixes, como o salmão ou camarão.

E aí vem a dúvida: a quiche ou o quiche.
Segundo os vários dicionários monolingues de francês consultados (por exemplo, o Petit Robert e o Trésor de la Langue Française), a palavra quiche é, em francês, substantivo feminino.
Os dicionários de português que registam a palavra quiche optam por classificá-la como substantivo feminino (Dicionário Aurélio e Dicionário de Usos do Português do Brasil) e como substantivo de dois géneros (Dicionário Houaiss). No entanto, é possível considerar, pelas ocorrências em corpora e em motores de pesquisa da internet, que a palavra quiche é usada como substantivo feminino maioritariamente no português de Portugal. No português do Brasil, verifica-se uma maior oscilação entre o género feminino e o masculino.

As fotos abaixo é de uma das melhores quiches para mim: A Quiche de Damasco com Queijo Brie.



Eis a receita guardada a sete chaves:

Para a massa:
Ingredientes:
Para a massa
140g de manteiga - usei manteiga com sal
1 ovo
220g de farinha de trigo
2g de fermento em pó

Para o recheio:
Ingredientes:
150 gr de damasco;
150 gr de queijo brie;
4 ovos;
400 ml de creme de leite
sal e noz-moscada, a gosto

Modo de preparo da massa:

1. Coloque todos os ingredientes numa tigela e misture com as mãos. Quando a massa ficar homogênea e der para formar uma bola, pare de mexer.
2. Forre o fundo e as laterais de uma forma redonda de 20 cm (de preferência que tenha o fundo falso) com a massa. Isso deve ser feito com as mãos, pois a massa não deve ser aberta com rolo de macarrão.
3. Coloque a forma forrada com a massa na geladeira e comece a preparar o recheio.

Modo de preparo do recheio :
1. Corte o queijo brie e o damasco em quadrados. Depois coloque o queijo e o damasco picados na forma que está na geladeira. Espalhe com um garfo para que todo o fundo fique coberto.

2. Ligue o forno em temperatura média (180 graus). Numa tigela, misture o creme de leite e os ovos. Misture bem com um garfo para a mistura ficar homogênea. Tempere com sal e noz-moscada.

3. Despeje a mistura de ovos com creme por cima do damasco e o queijo.

4. Coloque a forma no forno pré-aquecido e asse por aproximadamente 30 minutos, ou até que fique dourada por cima.


Esta receita é da Quiche servida no Restaurante Gula Gula do Rio de Janeiro. Se um dia você for ao Rio não deixe de experimentar a Quiche de Damasco com salada de folhas verdes.

4 comentários: