quinta-feira, 11 de julho de 2013

Carpaccio

Carpaccio é um prato feito a partir de carne ou de peixe cru, cortado em fatias finas, e é comumente servido como um aperitivo ou antepasto.

Neste blog segue uma receita prática, com uma apresentação diferente do Carpaccio Clássico.

Inicialmente, antes de apresentar a receita do Carpaccio farei um breve histórico sobre tal iguaria:

De acordo com Arrigo Cipriani, atual dono do Harry's Bar, em Veneza, o Carpaccio foi inventado no Harry's Bar, onde foi servido primeiramente à condessa Amalia Nani Mocenigo, em 1950, quando ela informou ao dono do bar que seu médico havia recomendado o consumo exclusivo de carne crua. O Carpaccio consistia em finas fatias de carne crua, temperadas com molho de mostarda.
O prato foi nomeado Carpaccio por Giuseppe Cipriani, o fundador e dono do bar, em referência ao pintor italiano Vittore Carpaccio, pois as cores do prato o recordavam das pinturas de Carpaccio.

Foto de Giuseppe Capriani, o Harry's de Veneza e o clássico Carpaccio servido no Harry's de Veneza.

De acordo com outra história da origem deste famoso prato, este haveria surgido no Savini Restaurant, na Galeria Vittorio Emanuele, em Milão. Uma senhora rica, que era frequentadora assídua do restaurante, havia sido aconselhada a se alimentar apenas de carne crua. Naquele tempo, não era socialmente aceitável que uma mulher daquele status pedisse "carne crua" no restaurante mais elegante da cidade. Então, o garçom sugeriu que ela usasse um nome diferente para isto.
Aparentemente, uma pintura de Vittore Carpaccio estava pendurava na parede do Savini naquele momento, e o garçom sugeriu então que Carpaccio fosse um "código" para o prato, permitindo que ela pedisse aquele prato sem constrangimentos.


A receita e a apresentação que vou fazer é da chef Tatá Cury:

Ingredientes:

1 ricota
3 colheres (sopa) de mostarda
2 caixas de carpáccio
150 grs. parmesão ralado na hora
sal fino
Molho pesto de alcaparras (pronto)
1 maço de salsinha
70 tartines (prontas)
1 maço de rúcula
Modo de preparar

Torcer num pano de prato limpo para sair toda o soro, feito isso, colocar num vasilha e acrescentar mostarda, salsinha picada e o sal a gosto. Amassar bem até ficar uma massa homogênea.
Na minha versão eu usei a mussarela de Bufula amassada e a mostarda ancienne.

Montagem

Faça bolinhas e enrole com o a lâmina do carpáccio cortado ao meio, coloque a rúcula picada dentro da tartine e por cima a bolinha já enrolada no carpáccio, acrescente o molho pesto de alcaparra e o parmesão ralado por cima. Sirva em seguida.


Colocando o molho de azeite e Alcaparras. Uma boa dica é lavar bem as alcaparras antes de triturar.
Apresentação final e a apresentação individual.


Outra versão da receita de Carpaccio é utilizá-lo com laminas bem finas de tomates e algas hidratadas dando um sabor e uma apresentação diferente a receita clássica.


Enfim, bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário