quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

ESTE É O PÃO NOSSO DE CADA DIA

Sim podemos chamar o pão nosso de cada dia pois o pão é uma instituição universal, presente em todos os países sob diversas formas e sabores.  O pão francês, este que popularmente chamamos de pão Jacó,  segundo os historiadores teria surgido juntamente com o cultivo do trigo, na região da Mesopotamia, onde atualmente está situado o Iraque. Supõe-se que a princípio o trigo fosse apenas mastigado.
Acredita-se que os primeiros pães fossem feitos de farinha misturada ao fruto do carvalho(chamado bolota, lande ou noz).  Seriam alimentos achatados, duros, secos e que também não poderiam ser comidos logo depois de prontos por serem bastante amargos. Assim, talvez fosse necessário lavá-los em água fervente por diversas vezes antes de se fazer asbroas que eram expostas ao sol para secar. Tais broas eram assadas da mesma forma que os bolos, sobre pedras quentes ou embaixo de cinzas.
Visitando o restaurante Bouchon em Yountville, descobri mais uma forma de apresentação do pão francês: o pão epi que nada mais do que o pão francês de pequeno tamanho interligados apresentado uma forma de haste de trigo. 


O Bouchon é um bristô tipicamente francês chefiado pelo renomado Chef Thomas Keller. No Bouchon o garçom serve o pão quentinho, manteiguinha e pistache. Detalhe, ele veio segurando o pão na mão com um pedaço de tecido e coloca o carboidrato fumegante na própria mesa, simples assim.


O couvert do Bouchon é servido com manteiga com sal defumado e mostarda Dijon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário