sábado, 8 de maio de 2010

Couscuz Marroquino com Camarão e Risoto de Lagosto.

A Lenda do Risoto: A lenda que explica sua origem, diz que o prato foi inventado pelo artista Valerio di Fiandra, no final da Idade Média. Responsável pela criação dos vitrais da catedral de Milão, Fiambra era conhecido por apreciar a boa comida e boa bebida de sua terra. Era na taberna da cidade que ele aproveitava para degustar os bons vinhos locais. Sua filha mais velha costumava seguir o pai às escondidas e observar o que acontecia naquele "local proibido".
Com o tempo, a jovem acabou apaixonando-se pelo filho do proprietário da taberna.
E foi correspondida. Em setembro de 1574, os dois se casaram. Durante os preparativos da festa de casamento, Fiandra deixou cair um pedaço de açafrão dentro do arroz cozido no caldo. A lenda conta que a atitude de Fiambra foi uma demonstração de ciúmes pela filha.
O resultado dessa mistura acidental foi conhecido no final da noite, quando os convidados começaram a procurar o cozinheiro da saborosa invenção. Nascia o Risoto Branco ou Risoto alla Millanese (Risoto à milanesa), o mais tradicional de todos os risotos



Risotto aragosta con pepe rosso e abório riso- Trata-se do risoto de lagosta com pimenta vermelha (da arueira) e arroz arbório.




Risoto de Lagosta com arroz arbório e pimenta vermelha (arueira)






Couscuz marroquino com camarão, pimentão vermelho e cebolete. O couscuz marroquino é servido na penela chamada de Tajine. Na foto a tajine que vemos é para servir individualmente.



Tajine ou tagine (em Árabe: طاجين) é um prato gastronómico tradicional em diversos países árabes do norte de África, oriundo de Marrocos. É também o nome da panela especial utilizada na sua confecção, que é feita com barro cozido, pintado ou envernizado. Esta resiste a temperaturas elevadas de cozedura e é dotada de uma tampa cónica, concebida de forma que todo o vapor condensado volte para o fundo da panela. Sem a tampa, a base pode ser levada para a mesa para o prato ser servido.
Os pratos de tajine são cozinhados lentamente, a temperaturas baixas. Deste processo, resulta carne tenra, soltando-se dos ossos, com vegetais aromáticos e molho. A tampa possui uma espécie de maçaneta no topo, que facilita a sua remoção. Durante a cozedura, a tampa pode ser levantada sem a ajuda de pegas, permitindo ao cozinheiro verificar os ingredientes, adicionar vegetais, mexer e adicionar líquido, caso seja necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário